Ferramenta / molde de injeção
Os moldes de três placas ou bico de alfinete, são designados por terem três “partes”, uma fixa, uma móvel e uma placa flutuante entre as duas, definindo, dois planos de partição, um por onde é extraída a peça e outro por onde é extraído o sistema de alimentação. Este tipo de moldes apresenta duas vantagens principais:
• permitem a alimentação central em moldes com várias impressões;
• asseguram a separação automática do sistema de alimentação.
Figura 4 - Molde de três placas.
A principal desvantagem deste tipo de moldes, para além da maior complexidade em relação aos moldes de duas placas, é o risco de encravamento do sistema de alimentação dentro do molde, que é relativamente frequente, devido à maior dificuldade da sua extração. No seu lugar vêm sendo cada vez mais utilizados os moldes de canais quentes.
Figura 5 - Funcionamento de um molde de três placas.
Moldes de canais isolados
Basicamente é um molde de três placas mas em que os canais do sistema de alimentação apresentam um diâmetro muito elevado (tipicamente entre 25 a 30 mm).
Figura 6 - Molde de canais isolados e com aquecimento.
Devido à má condutividade térmica dos plásticos a zona central do canal não tem tempo de arrefecer durante o ciclo de moldação mantendo o canal “aberto” para a injeção no ciclo seguinte. Este facto faz com o sistema de alimentação não tenha que ser extraído, podendo a “placa flutuante” (do molde de três placas) ser aparafusada à parte fixa.
Moldes de canais quentes
Define-se como molde de canais quentes aquele em que o sistema de alimentação é mantido, aproximadamente, à temperatura do material no cilindro.]
A consequente não solidificação dos alimentadores e jito permite a produção de peças sem serem acompanhadas do sistema de alimentação que se mantém fluido dentro do molde.
A sua principal característica é a existência de um bloco - o distribuidor, vulgarmente designado, na indústria, por carburador - entre a chapa de aperto da injeção e a chapa das cavidades, onde são maquinados os alimentadores.
Figura 7 - Molde de canais quentes com distribuidor frio e distribuidor quente.
Sistemas funcionais